5 passos para construir um discurso de impacto

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

5 passos para construir um discurso de impacto

Ei, Speaker! Tudo bem?

Você terá que fazer um discurso neste fim de ano? 

Com a volta gradual da presencialidade, muitos eventos cancelados no último ano foram remarcados. Formaturas, confraternização de empresas, reuniões e tantos outros…

Seja qual for o contexto do seu discurso, não se esqueça de que ele terá um impacto na sua imagem. Mais que isso, lembre-se de que discursar é uma oportunidade de inspirar pessoas e transmitir uma mensagem. 

É por isso que a nossa conversa de hoje será sobre discursos de impacto. Siga a leitura e veja os 5 passos para planejar o seu. Vamos lá?

1 Decida seu tema central 

Todo discurso tem um tema central, que deve estar diretamente ligado à sua intenção: é inspirar? É agradecer? É motivar? Neste primeiro momento, defina, então, seu tema central e faça um brainstorm com tudo aquilo que gostaria de dizer

Neste brainstorm, é essencial considerar alguns aspectos, tais como:

– Qual é o contexto do seu discurso?

– Para quem este discurso está direcionado?

– De quanto tempo você dispõe para discursar?

– Qual é o impacto principal que você gostaria de causar na audiência?

Pense em tudo isso e comece a produzir seu discurso, lembrando sempre de seguir uma ordem lógica e definir uma abordagem interessante.

2 Divida seu discurso em três tópicos

Depois de analisar uma série de discursos históricos e falas de alto impacto, percebi um padrão: o de dividir a fala em três tópicos centrais. Este é um número eficiente, já que as pessoas tendem a prestar menos atenção se há um excesso de conteúdo.

Considerando tudo o que você fez no passo anterior, divida o seu discurso em três tópicos principais. Este será o desenvolvimento do seu discurso, isto é, o conteúdo em si. Não entram, aqui, nem a introdução, nem a conclusão.

3 Planeje uma introdução impactante

Com o seu desenvolvimento pronto e dividido em três tópicos, é hora de pensar em um dos momentos mais importantes do seu discurso: a introdução. É neste início de discurso que você retém ou não a atenção da sua audiência. 

Em discursos, uma boa introdução é começar a contar uma história. É um recurso para gerar conexão com o público e aumentar a emotividade do seu discurso. Outras opções eficazes são:

– Abordar um acontecimento importante

– Fazer um questionamento interessante

– Apresentar números/dados de impacto

A sua escolha deve estar de acordo com o contexto do seu discurso, o perfil do público e, especialmente, com a sua intenção principal ao discursar, ok?

4 Planeje o seu encerramento

A conclusão é outro momento importante dos discursos, afinal, é dele que as pessoas costumam se lembrar com mais clareza. Um encerramento ruim compromete toda a sua fala, por melhor que ela tenha sido.

Discursos de fim de ano tendem a ser emotivos, mais ainda no contexto que vivemos agora, o de voltar a nos encontrarmos presencialmente depois de tantos meses. Essa é, portanto, uma boa opção: concluir a sua fala com algo emotivo. 

5 Pratique e grave-se em vídeo

O último passo de todo planejamento para um discurso deve ser a prática. É importante para se familiarizar com a sua fala, fazer os ajustes necessários e pensar nas estratégias da linguagem não-verbal, como gestos e contato visual, por exemplo.

Uma boa estratégia é gravar a si mesmo em vídeo e assistir a este material. Ao fazer isso, você pode identificar se há alterações a serem feitas no seu conteúdo e também na forma como você apresenta a sua mensagem. 

 

Estes 5 passos são básicos para planejar e praticar um discurso, seja qual for o contexto em que está inserido e se é online ou presencial. 

Não deixe tudo para o improviso e, se precisar de ajuda, fale com a minha equipe de especialistas!

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »