Por que fazer um curso de oratória

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Por que fazer um curso de oratória

Speakers!

Hoje decidi falar sobre um assunto bem importante: os cursos de oratória. 

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que a The Speaker é focada em treinamentos de comunicação e oratória e que nós temos cursos em duas modalidades principais: online e presenciais. 

Mas por que fazer um curso de oratória se você pode conseguir se informar sobre isso pela internet? Acompanhar nossos posts com dicas e técnicas não é suficiente? Quais as vantagens dos cursos de oratória? 

Acesso a informações confiáveis e personalizadas

Bem, é verdade que, atualmente, ter acesso a informação sobre oratória – ou sobre qualquer outro assunto – não é nada complicado. Com poucos cliques, você é direcionado a sites e canais que falam sobre o assunto. 

No entanto, toda essa chuva de informações traz consigo um problema sério: como saber se elas são confiáveis ou não?

Hoje, se é um fato que vivemos tempos de acesso à informação, também é certo que somos bombardeados cotidianamente por fake News (ou falsas informações). No que diz respeito à comunicação, isso não é diferente. 

Por isso, um dos motivos para fazer um curso de oratória é ter acesso a informações realmente confiáveis, vindas de profissionais que são devidamente capacitados e estão atualizados com as tendências contemporâneas. 

Obviamente, ler todas as dicas e informações que trazemos para vocês aqui no blog também é uma forma confiável de aprender sobre oratória. Mas, quando você faz um curso – seja presencial ou online – poderá ter acesso a informações mais personalizadas, feitas a partir de suas demandas e inquietudes individuais. 

Isso acontece porque, embora as técnicas de oratória se apliquem a todos, os processos para aprimorar essas habilidades podem ser diferentes de pessoa a pessoa. Encontrar um profissional que ofereça esse suporte, respeitando suas necessidades e seu tempo, é, sem dúvidas, um diferencial dos cursos de oratória. 

Possibilidade de aprender em grupo

Os nossos cursos presenciais podem ser feitos de forma individual, ideais para aquelas pessoas que precisam trabalhar aspectos bastante pontuais em suas habilidades de oratória ou que têm pouca flexibilidade de horário. 

No entanto, também temos mini turmas de oratória e workshops com empresas. Essas duas opções trazem enormes vantagens, já que o trabalho em grupo é muito positivo para aprender e colocar em prática diversos aspectos relacionados à oratória.

Nesse tópico, vou chamar a atenção para os workshops com empresas. Esses cursos trazem resultados em um curto período de tempo e é muito legal ver como as pessoas de uma mesma equipe de trabalho conseguem aprender e evoluir juntas. 

Na nossa história, temos vários cases de sucesso (como a Rabobank e a Reserva, por exemplo) que nos ensinaram o quanto as atividades teóricas e práticas, planejadas e direcionadas a um grupo específico de profissionais, são formas altamente eficazes para melhorar a comunicação no ambiente corporativo. 

Por tudo isso, esses são outros motivos para fazer um curso de oratória.

Melhorar o currículo

Que ser um bom comunicador é, hoje, um pré-requisito para praticamente todas as vagas de emprego, ninguém mais tem dúvidas… Mostrar, durante as fases de entrevistas ou dinâmicas, as suas habilidades de oratória, é decisivo para conseguir ser recrutado por uma empresa, mas nem sempre isso é suficiente.

Uma das formas de ter um diferencial no currículo é ter um certificado de um (bom) curso de oratória. Dessa forma, você não apenas mostrará, na prática, a sua capacidade de se expressar bem, mas deixará explícito que se dedicou e que tem embasamentos teóricos e preparação para se sair bem em qualquer situação que envolva exposição de fala. 

Com o mercado cada vez mais competitivo, investir num curso de oratória é sair na frente numa corrida que demanda sempre mais empenho e dedicação. Com um certificado em mãos, será mais fácil comprovar que você está atento às demandas atuais. 

Aprimorar sua linguagem não-verbal

Ainda que você leia informações confiáveis sobre oratória e assista a vídeos com técnicas desenvolvidas por profissionais capacitados, o processo de aprendizado através dessas plataformas é MUITO diferente do que acontece nos cursos de oratória.

Nos cursos, você é acompanhado e orientado diretamente. Dessa forma, o profissional consegue identificar seus problemas de comunicação e quais pontos demandam maior atenção. 

Assim, além de focar na linguagem verbal, o profissional da comunicação também irá te auxiliar no que diz respeito a tudo o que está incluído na linguagem não-verbal, a ressaltar:

– a forma correta de gesticular;

– a necessidade de manter contato visual com as pessoas com as quais você se comunica;

– o modo de utilizar a voz de forma eficaz;

– como manter uma boa postura corporal;

– métodos para conseguir se comunicar melhor através de suas expressões faciais.

O contato direto com profissionais da comunicação faz muita diferença no processo de aprimorar as habilidades de oratória. Por isso, fazer um curso de oratória com certeza trará mudanças para a sua vida, tanto no aspecto profissional como no pessoal. 

Se você quiser saber mais sobre os nossos cursos, leia os depoimentos de quem já fez o curso com a gente. Se preferir, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas! 

Ficaremos felizes em acompanhá-lo nesse caminho rumo a uma comunicação mais assertiva! Te esperamos! 

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »