A construção de um discurso de impacto: o case que impactou o presidente Bolsonaro, os ministros e vários empresários brasileiros

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

A construção de um discurso de impacto: o case que impactou o presidente Bolsonaro, os ministros e vários empresários brasileiros

Hello, speakers!

Todo mundo adora compartilhar um case de sucesso, não é? Ainda mais quando o assunto é sério e a abordagem precisa de características únicas e atenção nos detalhes.

Quando a Lyvia Montezano se viu desafiada a elaborar um discurso para um público seleto, ela se deparou com a necessidade de procurar ajuda técnica e especializada para realizar este feito com maestria.

Afinal, o que era o evento da caixa?

A ativista da causa que combate a violência contra a mulher, Lyvia Montezano foi a ilustre convidada para discursar no evento da Caixa que inaugurava o Programa Caixa para Elas.

Este programa foca no relacionamento com clientes mulheres, acolhendo, incentivando e oferecendo oportunidades para todas as mulheres do Brasil, fornecendo orientação sobre prevenção à violência, educação financeira, empreendedorismo, entre outros produtos e serviços voltados para o público feminino.

Então, quando a Lyvia Montezano me procurou para dar apoio, treinamento e suporte à elaboração da sua narrativa, foi informado pelos organizadores que o tempo destinado ao discurso seria quinze minutos.

Quem foi o público do evento?

O evento da Caixa contou com um público ilustre e extremamente seleto, e grandes personalidades estavam presentes, como o presidente Bolsonaro, seus ministros, diversos empresários brasileiros, além da presidente da Caixa, Daniella Marques e algumas celebridades.

Qual era o objetivo do discurso no evento da Caixa?

Procurando entender o objetivo da narrativa que construiríamos, Lyvia Montezano me explicou que deveria comover e impactar esses grandes líderes e tomadores de decisão para apoiarem a causa do combate à violência contra a mulher.

Como foi o treinamento e a construção do discurso?

No primeiro atendimento busquei tudo que foi necessário para compreender o que precisa ser comunicado, o que precisa ser explicado e o que será transmitido como mensagem.

Desta forma, juntas, Lyvia Montezano e eu, fomos construindo a primeira versão da narrativa de como seria esse discurso.

Feito isso, tivemos um segundo encontro, onde realizamos ajustes na narrativa e ficou esclarecido que a experiência de abuso vivida pela Lyvia Montezano na infância não seria o foco principal desta apresentação, mas que seria relatado como um veículo inspirador e complementar ao tema.

Por decisão e iniciativa dela própria, essa história foi abordada no discurso sendo devidamente contextualizada e enfatizando a importância de se apoiar essa causa.

Partimos então com o entendimento que o discurso seria criado para promover a causa de combate à violência contra a mulher e não sobre a história de vida da palestrante. Não sendo assim uma autopromoção, mas sim uma apresentação visando aumentar o engajamento das pessoas com a causa. Desta forma todos os ajustes foram feitos para este sentido, nesta segunda sessão.

A terceira sessão foi realizada presencialmente, e começamos a fazer os ensaios da performance da Lyvia Montezano.

O momento do ensaio visa identificar onde realmente é possível fazer os ajustes finais da narrativa, e assim foi feito.

Infelizmente, tivemos uma situação inesperada, pois realizei todo treinamento utilizando púlpito, pois tínhamos a informação de que a apresentação usaria este recurso, mas no momento em que subiu ao palco, não havia púlpito e para nossa surpresa o tudo aconteceu com ela livre no palco.

Este é um fator extremamente importante e que sempre busco enfatizar para todos os clientes.

Os organizadores precisam ter consciência sobre a importância de confirmar esses detalhes e tentar fornecer a informação precisa sobre como será o local onde será realizado o discurso, uma vez que faz toda diferença na construção da apresentação e nos ensaios.

As possíveis interações com o público também devem ser sempre consideradas, uma vez que esta informação é primordial e os organizadores precisam comunicar com exatidão.

No caso o tempo do discurso, acabou sendo um pouco mais longo do que havíamos programado e ensaiado, pois ocorreram interações inesperadas com o público e com as apresentadoras e acabaram sendo uma surpresa, mas apesar de impactar no tempo planejado para o discurso, não afetou sua performance, apenas o tempo decorrido que foi maior.

Impacto do discurso na plateia

Durante toda apresentação do discurso, havia um “silêncio ensurdecedor” na plateia. Perceber esse silêncio, indica que o público está realmente prestando atenção. E era possível até mesmo escutar a respiração das pessoas que estavam ali presentes, absortos na mensagem.

Como as pessoas perceberam e receberam a mensagem

Com o seu discurso, Lyvia Montezano prendeu a atenção de todos, e muitos ouvintes se emocionaram, a exemplo da modelo Ana Hickmann e boa parte da plateia mal continham as lágrimas.  Ao final, todos os tomadores de decisão e toda plateia a aplaudiram de pé.

Quando desceu do palco, um dos participantes do evento se ajoelhou e chorou  parabenizando-a pela linda história que ela estava contando.

Repercussão nas mídias sociais

Este discurso impecável, contundente e tocante recebeu destaque diversos jornais, sites de informação e mídias sociais.

Conclusão

Esse é um resumo de um trabalho planejado e executado dentro das melhores estratégias de comunicação. Quanto maior for a riqueza de detalhes precisos sobre o evento, mais valor é incluído na performance durante a oratória.

Entender a mensagem que se precisa transmitir, conhecer o público-alvo, construir a história junto ao cliente, com método adequado, treinamento e orientação de qualidade impactam totalmente no sucesso de um discurso.

É indispensável a orientação e treinamento em oratória para quem quer realizar um discurso inesquecível.

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »