Discurso impactante: o sucesso do discurso da Livia Montezano no evento da Caixa

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Discurso impactante: o sucesso do discurso da Livia Montezano no evento da Caixa

Olá, speakers!

O evento realizado pela Caixa Econômica Federal para o lançamento do programa Caixa Para Elas abordou e apresentou temas importantes relacionados ao público feminino.

Convidados ilustres estiveram presentes, como o presidente Bolsonaro, ministros, diversos empresários brasileiros e celebridades.

Neste evento, a ativista Lyvia Montezano foi convidada para discursar pelo período de quinze minutos para este público seleto sobre um tema delicado e que necessita de muita atenção: a violência contra a mulher.

Lyvia Montezano se viu desafiada a criar um discurso que transmitisse a importância de apoiar essa causa e dar voz a tantas mulheres vítimas de situações parecidas como a vivida por ela na infância.

Foi então que ela me procurou para prestar auxílio na elaboração deste discurso, incluindo o treinamento da oratória e ensaios da narrativa que seria criada para comunicar a mensagem que ela pretendia passar.

No primeiro encontro, elaboramos a primeira versão da narrativa, mas foi somente no segundo que encontro que alguns pontos importantes foram ajustados para se adequar ao objetivo.

Tendo vivido uma história de abuso na infância, a Lyvia Montezano por decisão e iniciativa próprias, optou por incluir esse fato no discurso, porém este não seria ser o foco do discurso.

Desta forma, construímos a narrativa de uma maneira que apresentava a história dela sem colocá-la como assunto principal, levando a atenção da plateia que era um público bastante seleto e recheado por tomadores de decisões que poderiam apoiar significativamente a causa que combate à violência contra a mulher.

Detalhes sobre o evento são muito importantes na construção de um discurso de impacto

Além de compreender o objetivo do discurso e o público que receberá a mensagem, ao realizar uma consultoria para criar uma apresentação, busco extrair dos clientes o máximo de informação sobre o local, o tempo, se haverá interação com a plateia, se haverá púlpito ou não, entre outros fatores.

Pois quanto maior for a riqueza de detalhes possíveis de obter sobre o evento, melhor será o planejamento, preparo e execução de um discurso impactante.

Os organizadores do evento informaram que o discurso seria realizado em púlpito, então todos os ensaios que fizemos foi utilizando o púlpito, porém no momento do discurso não havia púlpito, e ela discursou livre no palco.

Isso não influenciou em nada o sucesso do discurso, mas teria sido ainda melhor se os ensaios tivessem sido feitos com a situação real do evento.

Outro ponto importante a observar é que não havíamos programado interações com a plateia, o que surpreendentemente acabou acontecendo. Isso refletiu no tempo decorrido do discurso que acabou sendo mais longo que o programado e planejado.

O sucesso do discurso foi percebido pela reação da plateia

A modelo Ana Hickmann que apresentava o evento e outras pessoas da plateia mal conseguiam conter as lágrimas.

Sim! O discurso que Lyvia Montezano fez prendeu tanto a atenção do público que durante todo o tempo em que discursava existia no ambiente um silêncio ensurdecedor.

Quando a plateia está silenciosa desta forma indica que as pessoas estão atentas e entretidas com o palestrante. E nesse discurso era até possível ouvir a respiração das pessoas presentes.

De fato, a maior prova que o discurso havia sido impactante, um sucesso e inesquecível foram os aplausos de pé das pessoas presentes.

Um discurso impactante ganha destaque nas mídias de comunicação

Assim que finalizou o discurso, Lyvia Montezano recebeu diversos elogios comovidos e emocionados e sua fala foi tão impactante que diversos jornais, sites e redes sociais espalharam e comentaram sobre isso.

O tema ganhou repercussão na mídia, então a causa, que a princípio deveria ser apresentada no evento, acabou comovendo e reverberando para além do evento.

Desta maneira, a mensagem sobre a importância de apoiar a causa que combate à violência contra a mulher foi transmitida com sucesso e da melhor maneira possível mesmo com esses detalhes divergentes.

Preparação para discurso de impacto

Foram muitos encontros, conversas e ensaios para chegarmos neste resultado. Utilizei as melhores estratégias de comunicação para orientar e amparar o planejamento da narrativa junto com a Lyvia Montezano.

Ela realizou um discurso inesquecível porque estava preparada. Por isso é fundamental que haja um planejamento e treinamento especializado e individualizado quando se almeja criar um discurso de impacto que reverbere significativamente.

Os recursos de oratória incrementam e trazem eficiência para a comunicação. E desta maneira o orador consegue atingir e provocar a melhor reação do público que o assiste.

Através do treinamento e da elaboração técnica da narrativa, a mensagem consegue ser transmitida não só de forma clara e bem definida como também é capaz de envolver as pessoas que estão ouvindo.

Speakers, esta foi a estratégia específica que levou ao sucesso este discurso realizado pela Lyvia Montezano no evento de lançamento do programa Caixa Para Elas organizado pela Caixa.

 

 

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »