Olá, Speaker!
A lista de requisitos para ser um profissional que atende às expectativas e exigências do cenário atual parece crescer a cada dia, não é mesmo?
É preciso mais que desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico ligado a uma profissão ou a uma área específica. Além disso, investir nas soft skills, habilidades diretamente relacionadas à inteligência emocional, é outro quesito importante.
No grupo das soft skills, competências como se comunicar bem com os demais, saber persuadir, argumentar, contra-argumentar e expressar ideias de forma assertiva são algumas das principais. Por isso mesmo, entender o que é a oratória e dominar, pelo menos, algumas de suas técnicas é essencial.
Pensando nisso, veja 7 técnicas de oratória que todo profissional deve saber. Boa leitura!
Afinal, o que é a oratória?
A oratória não é um dom. Na verdade, é um conjunto de competências ligadas à capacidade de falar bem em público ou, em outras palavras, de se sair bem em situações de exposição de fala (entrevistas, PITCHs, exposições orais, apresentações, entre outras).
Compreender o que é a oratória, desmitificando a ideia de que é uma arte ou um dom, é fundamental. Afinal, sabendo que se trata de uma habilidade, é possível dar os primeiros passos para desenvolvê-la e aprimorá-la.
A oratória não é um conceito novo. Na verdade, era uma das ciências fundamentais da Grécia Antiga. Naqueles tempos – ao contrário do que acontece hoje – falar em público era algo que poucos poderiam fazer. Os oradores eram pessoas de algum reconhecimento, seja pelo poder aquisitivo ou científico que possuíam.
Agora, a realidade é outra: não apenas todos podem falar em público, como devem desenvolver essa habilidade. Não basta apenas ser bom no que se faz, é preciso saber falar sobre isso. E quanto mais se ascende profissionalmente, maior é a necessidade de saber se comunicar.
7 técnicas de oratória que todo profissional deve saber
- Como perder o medo de falar em público
O medo de falar em público nada mais é do que a falta de preparo. Encarar uma situação de exposição de fala, como uma apresentação de um PITCH, sem ter o mínimo embasamento é muito difícil.
Por isso mesmo, é preciso entender a dinâmica dos processos comunicacionais e estar por dentro de técnicas que auxiliam na hora de transmitir uma mensagem. Não há mistério: conhecimento e prática são os alicerces para perder o medo e o nervosismo.
- Como organizar o pensamento para potencializar o seu discurso
É possível transmitir uma mensagem interessante e eficiente sem antes organizar o nosso próprio raciocínio? Não. Técnicas de organização do pensamento, como o mapa mental, são indispensáveis em situações de exposição de fala.
Ao se preparar para uma ocasião específica, comece definindo o tema central que fará parte da sua mensagem. Em seguida, divida esse assunto principal em tópicos menores, garantindo que exista uma relação lógica entre eles.
O próximo passo é definir palavras-chave para esses tópicos e recorrer a elas sempre que for necessário – tanto durante as etapas de prática quanto na situação de exposição de fala em si.
- Como contar uma boa história
Contar uma boa história talvez seja a técnica de oratória mais citada hoje em dia. Na prática, contar uma boa história significa conseguir criar narrativas interessantes sobre um determinado assunto.
Essa técnica, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser aplicada nos mais diversos contextos. Seja para falar sobre dados (data storytelling), seja para falar sobre experiências pessoais ou mesmo para apresentar um PITCH.
- Como dominar a linguagem corporal e ser mais expressivo
A dinâmica não-falada é parte essencial de toda troca comunicativa. Diante disso, uma das técnicas de oratória que todo profissional deve saber é justamente dominar a linguagem não-verbal.
O que isso significa? Gesticular de forma consciente, saber como se locomover no palco (incluindo os 3D), entender a importância das expressões faciais e da postura. Para transmitir uma boa imagem, não basta um conteúdo excelente, é preciso saber comunicá-lo também através do que o seu corpo expressa.
- Saber usar a voz e os silêncios
A voz é uma ferramenta e, portanto, é necessário saber usá-la da melhor forma. Em situações de exposição de fala, encontrar um ritmo confortável (tanto para o orador quanto para a audiência) é importante. Variar o tom de voz é outra ação que deve ser feita, especialmente nos momentos centrais da sua fala.
Quanto ao uso da voz, os silêncios também comunicam algo. Utilizar pausas ativas é uma forma de reter a atenção do público, aumentar a emotividade e, ainda, ajudar a organizar o seu próprio raciocínio.
- Como persuadir
Persuasão pode ser definida como o poder de convencimento. Saber convencer alguém sobre algo é uma competência útil em diversas situações, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Para persuadir, conseguir transmitir seus argumentos de forma convincente é indispensável. Nesse sentido, escutar o outro – e, a partir disso, entender o que ele pensa – também é importante para criar as melhores estratégias.
- Como transmitir uma imagem de liderança
Mais do que chefes, o cenário atual busca por líderes. E há uma diferença enorme entre uma coisa e outra. Líder é alguém que consegue influenciar outras pessoas por sua forma de ser e de agir.
Um líder conquista o respeito dos demais não apenas pelo cargo que ocupa, mas pela imagem que transmite. Nesse quesito, ser um bom comunicador é uma das características de todo líder, já que o diálogo com as pessoas (liderados, colegas, clientes, investidores) é parte central do seu cotidiano.
Quando fazer um treinamento em oratória?
Durante um treinamento em oratória, cada uma das técnicas acima é trabalhada e aprofundada de acordo com as demandas e caraterísticas do profissional.
A comunicação não é engessada. É versátil e depende, em grande parte, do contexto no qual estamos inseridos. Considerar todas as especificidades na hora de aprimorar as habilidades de oratória é o que garante um melhor aprendizado para cada pessoa.
Fazer um treinamento em oratória é, portanto, uma opção interessante para profissionais de todos os perfis, independentemente de onde estão em suas carreiras (desde líderes e gestores até quem está tentando ingressar no mercado de trabalho).
Para conhecer as modalidades de treinamentos da The Speaker, entre em contato com a nossa equipe!