Case – IGC Partners

A IGC Partners é líder na assessoria de empresas para operações de vendas, fusões, alianças, captação de recursos e outras transações financeiras. Com uma história de mais de 20 anos, é referência no setor e acumula mais de 200 transações concluídas.

O case de hoje é com essa grande empresa! Confira como foi o treinamento!

Como foi o workshop?

O treinamento com a equipe da IGC Partners foi dividido em dois dias e cada encontro durou quatro horas. Participaram 30 colaboradores, que atuam na área de atendimento ao cliente.

O grande desafio desse workshop foi o fato de que os 30 colaboradores que participaram do treinamento trabalham via telefone. Ou seja: eles atendem aos clientes através do telefone e, por isso mesmo, nesse workshop com a The Speaker, precisavam aprimorar aspectos que impulsionassem esse tipo de diálogo.

Para lograr esse desafio, destinamos o primeiro dia do workshop para a parte teórica. Nesse primeiro momento, falamos sobre os principais pilares da oratória e sua importância para a comunicação interpessoal, sempre direcionando esses temas para a realidade da equipe da IGC Partners.

Entre o conteúdo trabalhado nessa etapa inicial, estiveram:

– a importância de estruturar o raciocínio em situações de exposição de fala;

– o impacto da comunicação no diálogo externo de uma empresa (entre seus colaboradores e clientes ou potenciais clientes);

– a necessidade de dominar a linguagem não-verbal em situações de exposição de fala, com foco para o uso da voz (já que a equipe IGC Partners trabalha via telefone);

A segunda etapa do workshop foi direcionada para a prática e a aplicação do conteúdo trabalhado no dia anterior. Aqui, demos um grande destaque para o uso da voz, com o objetivo de impulsionar o diálogo entre os colaboradores da empresa e os clientes no atendimento feito pelo telefone.

Nas práticas do segundo dia, trabalhamos a empostação vocal, a velocidade da fala, a entonação, a utilização de ênfases e de pausas ativas, a pontuação, entre outros aspectos. Além de tudo isso, praticamos a condução de reuniões via telefone, atendendo a outra demanda dessa equipe em particular.

Sobre a expressão vocal – ou, em outras palavras, sobre o uso da voz em situações de exposição de fala (seja por telefone ou não) –, é indispensável estar ciente de que a voz é uma grande ferramenta comunicacional e que saber utilizá-la da melhor forma é uma capacidade essencial para todos os profissionais.

Quais foram os resultados do workshop?

O retorno dos colaboradores da IGC Partners foi muito positivo e, no fim do segundo dia, eles estavam muito mais preparados para o atendimento ao cliente via telefone e também para outros tipos de situações de exposição de fala.

Cada empresa e equipe de colaboradores vivencia uma realidade e, por isso mesmo, direcionamos os nossos workshops para atender às demandas específicas dos participantes.

No caso da IGC Partners, tivemos a oportunidade de planejar um workshop focado em expressão vocal, com a particularidade de encarar o desafio do diálogo externo via telefone.

Toda essa variedade de perfis e vivências enriquece muito os nossos treinamentos e nos dá a oportunidade de aprender com cada cliente. Afinal, comunicação é troca! Obrigada, IGC Partners!

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