Como começar um discurso? Veja 6 dicas a seguir!

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Como começar um discurso? Veja 6 dicas a seguir!

Como começar um discurso? A introdução é o primeiro passo para alcançar um discurso inesquecível entre os ouvintes. Afinal, na maioria das situações, as pessoas se preocupam somente com o desenvolvimento do conteúdo, não dando importância ao começo.

Porém, para conquistar a atenção do público e mantê-los focados do início ao fim, fazer uma boa introdução é essencial. Antes de se preocupar com o conteúdo, é importante descobrir como começar um discurso.

Um bom início de discurso é composto por alguns quesitos: prender a atenção do público, deixar claro qual o tópico que será tratado e fornecer uma visão geral do tema. Enfim, para alcançar esse objetivo, treinar a introdução é o primeiro passo.

Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir! Boa leitura.

Existem técnicas para começar um discurso?

Sim! O início do discurso é o ponto mais importante, já que naquele momento seus ouvintes entenderão se seu discurso faz sentido para eles, e a partir dali manterão o foco nas suas palavras e nas interações propostas.

O discurso faz parte do dia a dia de diversas pessoas, principalmente aquelas que trabalham na área corporativa.

Além disso, saber preparar um discurso é uma das principais soft skills do mercado, para um líder. Quando a pessoa apresenta uma boa oratória, ela mostra que tem autoridade no assunto e engaja a equipe.

Porém, o que muitas pessoas não sabem, é como começar um discurso de sucesso. Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é ter uma boa comunicação, impactando positivamente a vida dos ouvintes.

Entretanto, além de ter uma boa dicção, os líderes precisam compreender e utilizar as técnicas no dia a dia da corporação. Existem algumas dicas verbais e não verbais que você pode conhecer no curso de oratória, mas que envolvem prática por parte das pessoas.

Dicas para começar seu discurso

Se você não sabe por onde começar seu discurso, veja algumas dicas a seguir!

1. Prepare-se para o discurso

Primeiramente, para dar início ao discurso, o orador precisa estar preparado. Isso significa que o líder deve buscar por diferentes fontes e pesquisar bem o assunto, incorporando a apresentação com dados confiáveis e relevantes.

Além disso, para mostrar autoridade no assunto, não deixe de pesquisar as novidades que surgem no setor. Um bom líder compreende como a empresa está se saindo no mercado e sabe como implementar as novas tendências na área.

Enfim, a primeira dica para começar um discurso é justamente essa: preparar-se. Monte um discurso convincente e que desperte o interesse das pessoas. Um bom orador tem postura e sabe comunicar a sua mensagem corretamente.

2. Crie a estrutura do discurso

A estrutura de um bom discurso segue a ordem: início, meio e fim. Ou seja, antes de realizar a apresentação, os oradores devem criar tópicos que servem como guia para transmitir a mensagem que desejam.

Para conseguir atingir o resultado desejado, o primeiro passo é criar uma introdução atraente e que prenda o foco dos ouvintes. Além disso, por mais importante que um tópico pareça ser, não o repita ao longo do caminho.

Quando esse processo de repetição acontece, os ouvintes se sentem cansados e o foco é dispersado. Portanto, para desenvolver um bom discurso, busque aplicar temas e informações novas e relevantes.

Um fator importante no processo de como começar um discurso é o suspense. O orador deve estabelecer esse clima para atrair a atenção e o foco das pessoas, levando credibilidade sobre o assunto. Outro elemento que costuma fazer sucesso é o humor.

3. Treine o discurso

Antes de apresentar o discurso ao público, os oradores devem treiná-lo. Afinal, quanto mais treinamento houver, melhor será a oratória na prática. Uma dica que pode auxiliá-lo é falar o conteúdo diante do espelho.

Dessa forma, é possível observar os pontos que precisam de melhorias. Além disso, é possível gravar o seu discurso em uma câmera e, na sequência, assisti-lo para melhorar o que for necessário.

Assim que treinar o discurso, convide seus amigos ou familiares para assisti-lo. Lembre-se de estimular a participação deles e, no final, pergunte a opinião sincera dos mesmos.

4. Use uma roupa adequada

Para conseguir transmitir a mensagem que deseja, a comunicação verbal e não verbal é importante. A vestimenta que você usa nessa ocasião conta assim como a não verbal.

Portanto, uma das principais dicas de como começar um discurso é justamente essa: escolha uma roupa adequada para a ocasião. A escolha depende do ambiente, variando de elegante a confortável.

O uso de acessórios pode prejudicar a comunicação. Portanto, ao escolher a roupa do discurso, evite o uso de acessórios ou escolha-os com cuidado. Não use nada que emita qualquer som ou barulho. Os brincos compridos também tiram a concentração do público.

Para as mulheres, em relação à maquiagem, é importante que ela seja feita suave e elegantemente. E para homens, manter a barba aparada para realizar o discurso também é importante. Além disso, o cabelo deve estar limpo e com um bom penteado.

5. Cuidado com a expressão corporal

Se engana quem acha que a expressão corporal não importa durante os discursos ou conversações. Assim como outras dicas de como começar um discurso, essa é de extrema importância.

linguagem corporal é como a mensagem que será transmitida ao público, ou seja, ela deve estar de acordo com o tema apresentado. Além disso, mensagens constantes são transmitidas através do nosso corpo.

Quando o corpo do apresentador está curvado para a frente do discurso, o público pode considerar uma insegurança. As mãos no bolso ou na cintura também devem ser evitadas, pois passam a ideia de provocação.

Portanto, uma das formas básicas de comunicação é a postura corporal que o orador mantém durante o discurso. Para utilizá-la corretamente, vale a pena conhecer mais sobre o assunto e aplicá-la no dia a dia.

6. Seja breve e objetivo

Repetir uma ideia mais de uma vez pode ser desfavorável em um discurso. Caso queira manter a atenção das pessoas, é importante ser breve e objetivo naquilo que está falando.

Assim que os oradores se dispersam demais em uma ideia, a atenção dos ouvintes vai se esvaziando. Quando montar a estrutura de um discurso, leve esse aspecto em consideração.

Crie frases curtas para se comunicar, pois além de prender o foco e a atenção das pessoas, isso ajuda na compreensão da mensagem. Enfim, busque o dinamismo em seu discurso.

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »