Como conseguir voz na equipe de trabalho?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Como conseguir voz na equipe de trabalho?

Saber trabalhar em equipe é sempre um desafio, sobretudo quando se quer ser ouvido e ter suas ideias levadas adiante. Para isso, saber como se comunicar, na equipe, é essencial!

Se você se interessou sobre esse assunto, então acompanhe esse artigo sobre como conseguir voz na sua equipe de trabalho. Confira a seguir! Boa leitura.

Qual a importância de dar voz e ouvir quem trabalha na equipe?

Em uma equipe de trabalho, é muito importante tanto poder falar quanto ouvir o que todos os membros têm a dizer.

Assim, é fundamental que haja espaço para que os colaboradores possam se expressar, sem medo de serem punidos com tal ação.

Além disso, é também importante que os gestores permitam que esses colaboradores deem suas ideias, com o objetivo de ser algo construtivo para todos.

Equipes bem-sucedidas são aquelas que trabalham em harmonia, em busca de um mesmo objetivo. Portanto, poder ter espaço para emitir suas opiniões e se expressar é fundamental não só para a evolução da equipe, mas também para um bom ambiente de trabalho.

Uma gestão participativa, alinhada com os objetivos principais da empresa e de seus colaboradores consegue resultados positivos e em menos tempo. Isso sem mencionar no ambiente agradável e recompensador que fica.

Como se comunicar com a chefia?

Caso você seja um membro da equipe que não é ligado diretamente à gestão, pode buscar diferentes vias para se comunicar com a chefia.

Lembre-se de que o ideal é que essa seja uma conversa bem pensada, planejada, para você expor o que pensa com calma e sem agressividade.

Portanto, vamos te dar algumas dicas, caso você seja um membro da equipe e queira falar sobre algum assunto com sua chefia.

  1. Saiba o momento certo

A escolha do momento propício para uma conversa tem relação direta com o resultado dela. Imagine pensar em conversar com seu chefe no dia em que ele nitidamente está irritado… Óbvio que o resultado não será positivo. Se não for algo urgente, aguarde.

Também procure saber se seu chefe está passando por algum momento pessoal difícil, como um filho doente ou divórcio. Esses não são bons momentos para ter conversas difíceis. O ideal, nesse caso, é realmente aguardar um momento melhor.

  1. Tom de voz adequado

Algumas pessoas, ao irem conversar com a chefia, já assumem que tudo dará errado e já entram na conversa com um tom de agressividade.

De fato, essas pessoas podem nem notar, mas começam a levantar o tom de voz. E obviamente, o resultado disso não será bom.

Procure ficar calmo (a) e lembre-se de sempre usar o tom de voz adequado, baixo e sem palavras ou termos agressivos durante a conversa.

  1. Não leve para o lado pessoal

Por mais que você já tenha convivência com seu chefe há tempos, durante a conversa, a chefia não está ali para ser seu amigo (a). Assim, procure não levar nada para o lado pessoal, caso o resultado não seja o que você deseja nesse momento.

  1. Fale, mas também ouça

Quando for ter essa conversa, lembre-se de que a conversa não é um monólogo. Ou seja, não é só você que fala. Escute também. Quando você também se dispõe a escutar o que a chefia diz, a tendência é a conversa fluir melhor.

  1. Esteja preparado

Estar preparado significa já pensar em possíveis perguntas que surgirão. E como você irá respondê-las. Além disso, significa saber quais as perguntas que você poderá fazer, ou assim que a dúvida surgir, perguntar, elucidar.

Caso a conversa resulte em uma demanda maior de trabalho, inesperada, apenas diga que você já está envolvido em outra atividade e pergunte qual dessas duas atividades você deve dar prioridade no momento, por exemplo.

Como se comunicar com a equipe?

Agora, vamos falar sobre a comunicação com outros colegas de trabalho, que não exercem cargos de chefia.

Algumas dicas são as mesmas que você deve seguir ao falar com a chefia. Veja quais são:

  • Saiba o momento adequado para a conversa;
  • Não seja agressivo (a) nem aumente seu tom de voz;
  • Tenha uma postura receptiva, não cruze os braços durante a conversa;
  • Não faça suposições ou acusações. Mantenha a “guarda baixa”.

Dicas para se comunicar em equipe para quem tem dificuldades em comunicação

Por último, vamos tratar de algumas dicas para quem tem maiores dificuldades em se comunicar com outras pessoas, seja por timidez ou por receio de julgamentos, por exemplo.

Defina o que é importante

Quando você for conversar na equipe, não enrole. Ou seja, pratique a comunicação interpessoal. Defina o que é realmente relevante a ser conversado. Assim, você também garante que as pessoas prestarão mais atenção em você.

Se você enrola e demora muito para chegar ao objetivo da conversa, certamente as pessoas vão se distrair e não te darão a atenção devida. E lembre-se: comece a conversa sempre pelo assunto mais importante.

Fique atento aos seus colegas

Dê atenção aos seus colegas e às suas preocupações. Você não está ali para chamar atenção de ninguém. Inclusive, isso seria uma enorme falta de respeito. 

O que se deseja é observar a reação dos demais colegas e falar sobre questões que também os interessem. Por isso, é importante trabalhar a comunicação não violenta, além de manter o respeito entre os seus colegas.

Tenha a atitude certa

No momento da conversa, olhe no olho. Isso define atenção. Não fique mexendo no celular enquanto fala com outras pessoas.

Não tem algo bom a dizer? Prefira o silêncio

Fofocar e falar mal de colegas acaba destruindo um bom ambiente de trabalho. Assim, se não for para dizer algo bom, o melhor é manter-se quieto.

Quando a notícia é ruim, informe-a pessoalmente

Tem uma notícia ruim para dar para outros colegas? Então, reúna-os e informe pessoalmente. Não enrole e dê a notícia. Notícias ruins devem ser dadas pessoalmente e não por mensagem ou e-mail.

Seja educado e cordial

Nunca é demais dizer: educação é fundamental. Portanto, seja educado, não faça piadinhas em relação a outras pessoas. Pense em tratar os demais colegas da mesma forma que você gostaria de ser tratado (a).

Pratique em casa

Por último, se você é mais tímido ou tem receio do que os outros vão pensar, que tal praticar em casa antes? Treine o que pretende dizer ao espelho. Outra opção é gravar no celular o que você quer comunicar e escutar seu tom de voz e suas palavras.

Dessa forma, você conseguirá perceber se está sendo direto, transmitindo a mensagem adequadamente, com a atitude correta e se está sendo bastante educado (a).

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