Uma apresentação de impacto determina a relação que se estabelece entre você e o outro. Afinal, é comum que a primeira imagem que temos de pessoas, lugares e empresas sejam tidas como parâmetro para a maneira que estabeleceremos conexões com eles no futuro.
Vale ressaltar que as apresentações podem ter diferentes motivos, seja para mostrar uma ideia, um produto ou serviço. É importante causar um bom impacto em quem assiste. Além disso, ela pode se destinar tanto a clientes quanto a um público empresarial, sendo diversificada em todas as áreas.
Por isso, é fundamental utilizar os recursos certos para despertar a melhor sensação em seu ouvinte. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer uma apresentação de impacto para te ajudar. Boa leitura!
Faça um planejamento
O primeiro passo para ter uma apresentação de impacto é construir um planejamento. Essa etapa é feita bem antes da apresentação em si, mas requer dedicação e atenção. É durante o planejamento da apresentação que alguns pontos fundamentais serão estabelecidos.
Essa etapa requer que você conheça bem o público com quem vai falar. Assim é mais fácil aplicar o que é necessário e cativar seu interlocutor, causando o impacto desejado e despertando as emoções certas.
Público-alvo
O público-alvo são as pessoas a quem sua apresentação se destina, com quem você quer conversar enquanto mostra sua ideia, produto ou serviço. Dessa maneira, é preciso estabelecer quem vai assistir sua apresentação.
É importante também definir o que as pessoas gostam de ouvir e como elas se comportam. Dessa maneira é possível adequar o conteúdo apresentado para quem ele se destina, tornando o público parte do que é mostrado.
Contexto
Ainda no planejamento, é importante definir: o contexto da sua apresentação, para quem ela se destina e em que momento será usada. Vale ressaltar que o contexto geral, que abrange além da apresentação, precisa ser considerado.
O ambiente em que ela será feita, o momento histórico e o grupo social são fatores que precisam estar em destaque no planejamento. Com isso, é possível dialogar não apenas com o público diretamente, mas também para qualquer um além do público-alvo.
Recursos
É importante destacar no planejamento os recursos que serão utilizados na sua apresentação para causar impacto. Além da mensagem a ser transmitida, o que mais estará inserido na apresentação?
Sejam vídeos, slides, animações ou qualquer outro recurso que agregue valor na sua apresentação. Todos eles precisam ser exemplificados e atribuídos de maneira correta em seu planejamento para que dialoguem de maneira eficaz com a mensagem transmitida.
Crie um roteiro
A segunda etapa para a criação de uma apresentação de impacto é criar um roteiro. Nessa etapa você pode aplicar a técnica de storytelling, contando uma história que cative seu público e prenda a atenção dele durante toda a apresentação.
Coloque no papel toda a mensagem e ideias que deseja transmitir, estabelecendo uma conexão entre as partes do seu roteiro e atribuindo recursos durante o que será apresentado.
Dessa maneira, você pode atribuir exemplos, comparações e técnicas de humor que vão de encontro ao gosto do seu público, cativando-o e fazendo com que toda a atenção seja voltada para a apresentação.
Além disso, assim como é importante ter uma introdução que chame a atenção, é fundamental uma conclusão que consiga unir tudo o que foi apresentado de maneira sucinta, despertando no outro o sentimento proposto durante o planejamento.
Defina o visual
Outro fator de extrema importância é o visual. Uma apresentação de impacto une diferentes técnicas e entre elas a parte visual não pode ficar de fora. Nesse quesito também é necessário usar algumas estratégias.
Defina quais recursos serão utilizados e lembre-se que eles precisam conversar com seu público. A interação entre o que se fala e o que se vê só fará sentido se o seu público se sentir parte da apresentação.
E, se for utilizar recursos como slides, fique atento às cores presentes. Elas precisam combinar com a identidade visual da sua marca sem chamar mais atenção do que a mensagem que será transmitida ao público.
Trabalhe as emoções
Por último, é importante saber usar as emoções a seu favor para realizar uma apresentação de impacto. Isso quer dizer que você precisa, primeiramente, definir quais emoções quer despertar no seu público.
Após definir o que deseja, você precisa saber passar essa informação para seu público. As emoções são diversas e você pode transmitir coragem, confiança, desejo, realização ou qualquer outra emoção que converse diretamente com a sua mensagem.
Todas elas são passíveis de serem passadas em uma apresentação de impacto. Mas é preciso ter cuidado com as próprias emoções. Afinal, o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar sua apresentação.
Portanto, o primeiro ponto é controlar bem o que sente para conseguir passar a mensagem de maneira eficaz a útil para o seu público. Uma dica preciosa para controlar sua ansiedade é estudar bem o que será falado e ter propriedade sobre o tema.
Ensaie a sua apresentação
Por fim, depois de elencar todos os pontos fundamentais e essenciais de sua apresentação, é preciso ter prática sobre o que será falado. Ensaie e treine com amigos e familiares, praticando as expressões e movimentos corporais em público.
É importante ressaltar que uma apresentação de impacto une diferentes fatores, entre eles aquilo que não é dito ou mostrado. Por isso, além de dominar suas emoções e o conteúdo da apresentação, é importante que você tenha domínio corporal.
A prática vai além do discurso na ponta da língua, e o corpo também se expressa de maneira eficiente, demonstrando emoções e impactando seu público a partir da forma como você se comporta perante eles.
Uma apresentação de impacto pode te levar mais longe, fazendo com que seu nome e sua marca se tornem uma autoridade perante aquilo que você se propõe a fazer e a mostrar ao outro.
Agora que você já sabe como fazer uma apresentação de impacto, aprenda também a como planejar um discurso impossível de ser ignorado. Dessa maneira, você terá duas técnicas incríveis para surpreender seu público.