Olá, Speaker!
Você conhece bem o conceito de comunicação corporativa e todos os aspectos que a envolvem?
Desenvolvida para potencializar a eficiência do trabalho corporativo abrangendo diversos públicos como clientes, fornecedores, parceiros, imprensa e outras instituições, como também internamente, funcionários, colaboradores e departamentos.
Desta forma a comunicação corporativa se torna responsável pela atualização, desenvolvimento e divulgação da visão de negócio e a aplicação nos ambientes internos e externos.
Em outras palavras, a comunicação corporativa afeta a visibilidade e a repercussão da marca, envolve comunicação interna, comunicação com investidores e clientes, produção de conteúdo, relações com a mídia, entre outros.
Informar notícias, mudanças, comunicar resultados, treinamento de funcionários ou para educar o mercado, esse processo de comunicação envolve diversos profissionais e podem ser utilizados diversos canais e ferramentas.
Uma comunicação corporativa deve representar a voz da empresa e pode ajudar a fortalecer a conexão com o público-alvo.
Dentro das duas esferas internas e externas, a comunicação corporativa promoverá a escuta e resposta às necessidades do público, assegurando um posicionamento eficiente e direto na hora de transmitir as mensagens. E a comunicação que abrange todos os públicos se torna diferencial diante dos concorrentes, aproxima stakeholders e garante a presença forte da marca em diferentes canais e plataformas.
Vantagens da comunicação corporativa
Estratégias de comunicação precisam ser vistas como investimento, afinal essa tática pode gerar muitos benefícios para a companhia, pois influencia diretamente o clima organizacional e consequentemente o seu desempenho.
Uma empresa transparente estimula o engajamento e os profissionais se sentem valorizados, contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A clareza sobre os valores organizacionais afeta positivamente a cultura da empresa e engajamento dos funcionários, evitando ruídos de comunicação, emanando confiança para investidores, clientes fidelizados e satisfação entre os colaboradores.
Indubitavelmente, se torna um valioso diferencial competitivo quando a mensagem é transmitida com eficiência, colocando a empresa como destaque no seu segmento, e desta forma fortalecendo a marca.
Comunicação corporativa interna e externa
Basicamente a comunicação interna da empresa acontece quando se precisa anunciar algo, tomar alguma decisão ou compartilhar informações. E se desenvolvem mais frequentemente através de reuniões, conferências, apresentações de projetos, entrevistas e boletins informativos.
A comunicação interna irá aumentar a produtividade dos funcionários e promoverá um bom ambiente de trabalho.
Já a comunicação externa reflete como a empresa espera ser vista, molda a identidade da marca e a imagem da empresa, e este processo de comunicação inclui investidores, clientes e outras instituições. E para isto são utilizados como veículos a publicidade, o marketing e as relações públicas.
Como aplicar a comunicação corporativa?
Ao elaborar uma estratégia eficiente de comunicação para ser aplicada numa organização, o planejamento de execução deve identificar e definir as personas, que são todos os perfis que serão considerados para então definir os canais de comunicação que serão utilizados para atingir quem se pretende.
O tom de voz precisa ser definido de forma a ser assertivo e a representar a postura da empresa.
Por fim, todas essas ações precisarão ser monitoradas para que oportunidades de melhorias possam ser identificadas, transformando e tornando a comunicação ainda mais eficiente e direta.
Integrar os funcionários por meio da cultura organizacional, seja por meio de palestras, projetos de voluntariado, vídeos que estimulem os colaboradores a trabalharem juntos, se comuniquem de forma eficiente e melhorem os resultados organizacionais, aumentará a satisfação de toda equipe.
Para que isso ocorra, a valorização do profissional é muito importante, é preciso incentivar o funcionário, ouvir sugestões de melhorias e fornecer feedbacks.
Nos dias atuais, vale a pena investir em um novo modelo de reunião, mais moderno, sucinto e objetivo, onde os gestores conhecem os seus colaboradores. Esse modelo de reunião estimula a participação e aproxima as pessoas.
Tornar o ambiente de trabalho mais descontraído, aberto e positivo, fortalece a comunicação entre equipes, fortalece relacionamentos e impacta positivamente a produtividade. Líderes que desenvolvem esse tipo de comunicação promovem a troca de ideias entre equipes o que é super saudável para elaborar soluções inovadoras além de estimular o colaborador a dar o melhor de si para representar a empresa e seus colegas de trabalho.
Exemplos de malefícios de uma comunicação corporativa ruim
Uma comunicação corporativa ruim irá desalinhar os processos, as pessoas e as ferramentas e afetará todo o negócio.
Os ruídos na comunicação empresarial impactam negativamente, a estrutura física, os fatores psicológicos, o desempenho na atingimento de metas e objetivos e causarão desconforto e confusão nas pessoas.
Algumas ações como fornecimento de informações atrasado, excesso de burocracia nos processos, atraso na entrega ao cliente, desconhecimento de processos internos, insatisfação do colaborador e conflitos na organização são reflexos de uma comunicação corporativa ruim e podem ser reparados com um planejamento estratégico de comunicação.
Conclusão
As empresas de sucesso investem pesado numa comunicação corporativa que observa o interno e o externo e considera todos os relacionamentos como oportunidades de aumentar a lucratividade e crescimento do negócio. Dessa forma a transparência ao se relacionar estimula a produtividade dos funcionários, o engajamento dos envolvidos e a boa reputação da marca.