Discurso de Formatura – Dicas para Apresentação em Público

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Discurso de Formatura – Dicas para Apresentação em Público

Speakers! 

Ser o orador da turma – e, consequentemente, se responsabilizar pelo discurso de formatura – é uma grande honra para os estudantes. Geralmente, o aluno escolhido para esse papel é alguém que, por diversos motivos, se destacou ao longo dos anos com a turma e é visto como quem pode representar seus colegas nesse dia tão especial.

Por ser um dos momentos mais esperados da formatura, o discurso do orador tem uma importância enorme. Sendo assim, os oradores precisam dedicar tempo para preparar seus discursos, driblando o nervosismo e aprimorando suas habilidades de comunicação. 

Você será (ou quer ser) o orador da sua turma? Veja algumas dicas para esse tipo específico de apresentação em público! 

  1. Prepare o seu discurso com tempo

 

O discurso de formatura, quando bem feito, será lembrado por alunos e professores por muito tempo. Mas, para que esse discurso seja realmente bom, é preciso prepará-lo com antecedência. 

 

Pense em tudo o que você gostaria de falar para os seus colegas, professores, pais e funcionários durante o discurso. Defina qual será o tema central da sua fala e, principalmente, qual é o seu objetivo ao transmitir determinada mensagem. 

 

Por exemplo: se o seu objetivo é destacar o carinho e a amizade entre os alunos, conte histórias sobre a turma. Se a intenção é pensar no mercado de trabalho, traga dicas e opiniões de quem já atua na área e que serão úteis para seus colegas. 

 

Com essas definições em mente, é fundamental investir tempo para redigir um bom texto, com rigor em relação à escrita, à gramática e à clareza das suas ideias.

 

  1. Aposte na emoção

 

Seja qual for o enfoque e o objetivo principal do seu discurso, lembre-se que a formatura é uma ocasião muito emotiva, já que celebra anos de dedicação e uma trajetória significativa para as pessoas. 

 

Por isso, não tenha medo de colocar emoção no seu discurso: aliás, essa estratégia comunicacional é uma das formas de fazer com que o discurso seja tocante, inspirador e inesquecível para as pessoas. 

 

 

Para se inspirar, uma boa ideia é assistir a alguns vídeos de oradores de formatura, especialmente nos Estados Unidos, em que a importância para discursos desse tipo é bem grande.  Identifique como a emoção está presente nessas falas e tente se espelhar nisso para planejar o seu próprio discurso! 

 

  1. Esteja atento para a organização da sua fala

 

Se bem é verdade que um discurso de formatura pode adotar um tom menos formal e mais espontâneo, é importante organizar a sua fala para que os outros realmente entendam tudo o que você quer dizer. Além disso, estruturar o seu discurso é uma forma de evitar repetições de ideias – cuidado essencial para uma boa apresentação e/ou discurso. 

 

Um modelo bastante eficaz para discursos de formatura é o que se divide em três tópicos. A introdução, em que o orador agradece a presença dos convidados, homenageados, familiares e formandos. O desenvolvimento, com a apresentação da turma e o desdobramento do tema central que move seu discurso. E a conclusão, que, geralmente, aborda as implicações da nova etapa para os alunos, numa abordagem sobre a perspectiva do futuro da turma e o impacto que a trajetória finalizada trouxe para esse futuro. 

 

  1. Pratique o seu discurso para amigos ou familiares

 

A melhor forma de verificar se um discurso está claro e interessante é ouvindo a opinião de outras pessoas. Por isso, mostre o seu discurso para alguém de sua confiança, veja o que está bom e o que precisa melhorar… 

 

Outro item essencial é praticar o seu discurso com antecedência. Mesmo que a maioria dos discursos sejam lidos (e não memorizados), estar familiarizado com as palavras e a estrutura da sua fala faz com que sua performance seja muito melhor. 

 

Dedique um tempo para praticar a sua fala, quantas vezes forem necessárias. Identifique cacofonias, parágrafos muito longos e faça alterações que pareçam ser convenientes. 

 

  1. Lembre-se que a comunicação também está na linguagem não-verbal

 

Quando o orador está lendo o seu discurso, todas as atenções estarão nele. Mas enganam-se aqueles que pensam que as pessoas prestarão atenção apenas no conteúdo da fala: elas também notam outros aspectos, como a postura e a forma de gesticular.

 

Sendo assim, quando o seu discurso já estiver escrito e revisado, procure pensar também nos aspectos não-verbais da sua performance. Pense em como estará a sua postura, crie alternativas para manter contato visual com o público e em como irá gesticular. Tudo isso importa! 

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »