Entonação da voz

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Entonação da voz

Olá, Speakers! Vocês estão bem? Hoje estou aqui para falar de um assunto que é muito relevante para nós comunicadores: a entonação da voz. A entonação é uma característica da fala que proporciona ênfase, é a energia da fala e a vitalidade da palavra falada. Como se cada palavra representasse uma nota musical, entonar bem é falar no tom certo. E nessa perspectiva a entonação é a música da linguagem. Do significado da palavra decorre a variedade melódica. Cada palavra pede um tom correspondente, e ao falar no tom certo a mensagem se torna clara e é mais facilmente compreendido o que se diz.

A variedade pode ser obtida através de três pontos essenciais

Podemos variar a velocidade, o volume e o tom da voz. Com isso, conseguimos detectar por meio da entonação vocal quando o comunicador está sugerindo algo, sendo amigável, impondo ou fazendo objeções. Pesquisas revelaram que a entonação equivale a 38% do sucesso na comunicação Dessa forma, a entonação vocal é fundamental para uma comunicação eficiente e se relaciona com a forma como as pessoas nos veem. Ao entonar da maneira adequada, transmitimos uma imagem positiva que transparece segurança, confiança, convicção, entre outros. Em uma apresentação tons baixos podem causar sonolência enquanto tons altos e gritos geram irritabilidade. Conforme vemos, a entonação vocal diz muito sobre você e reflete na atenção da audiência, por isso devemos ter cautela ao adequar a entonação da voz.

O orador não nasce pronto, ele se constrói

Treinamento e prática das técnicas de oratória irão, com o tempo, aperfeiçoar a comunicação de tal maneira que qualquer um que tenha a orientação adequada pode falar como grandes líderes. Quando estamos trabalhando para melhorar a oratória de alguém, a pronúncia também precisa ser observada, pois pode sofrer interferência de fatores psicológicos e/ou físicos, mas em geral a pronúncia é prejudicada por nervosismo, desleixo e falta de preparo. Ler em voz alta é um exercício muito eficiente para melhorar a performance da pronúncia, e para isso recomendo quinze minutos diários de leitura em voz alta. Neste exercício, cada palavra deve ser lida com a ênfase exagerada para que se acostume com a pronúncia correta.

Falar bem depende muito de um bom vocabulário

Deve-se consultar o dicionário sempre que uma palavra for desconhecida ao realizar a leitura em voz alta. Na grande maioria das vezes, erros e hesitações na pronúncia acontecem devido ao desconhecimento da palavra. Em geral, há um tom certo para cada palavra e há um ritmo certo para falar bem. Por isso aconselho que não se deve falar nem rápido nem devagar demais. É preciso encontrar o tom, pronúncia e cadência.

A boa articulação faz ressaltar todas as qualidades da voz

Speakers, de fato a articulação da fala é necessário fortalecer e desenvolver a musculatura dos lábios, da língua e do céu da boca. Para isso utilizamos como um exemplo de exercício de articulação duplicar ou triplicar cada consoante, através de palavras ditas de forma exagerada. Outra forma muito eficiente de melhorar a articulação é utilizar trava-línguas como exercício. Ao realizar esses exercícios a entonação vocal já será trabalhada e melhorada, mas também é essencial cuidar da voz. Cuidamos da voz bebendo bastante água, descansando o corpo e a voz, se alimentar de forma saudável. Antes de uma apresentação oriento que é bom evitar consumir produtos muito gelados ou muito quentes. No período que antecede um discurso deve-se evitar exposição em temperaturas extremas, evitar fumar, e para que não aconteçam surpresas inesperadas, é sempre bom aquecer a voz antes de se apresentar. Por último, é imprescindível que se tenha domínio sobre o assunto que será tratado e apresentado. Ter conhecimento sobre o assunto colabora para demonstrar segurança na apresentação, sem sombra de dúvidas.

Adquirir consciência de como é a própria voz fornecerá poder de usá-la da melhor maneira trazendo para si um equilíbrio interior

O processo de aperfeiçoamento da oratória é um autoconhecimento. Quanto mais desenvolvemos as técnicas e utilizamos os exercícios, mais conhecimento sobre seu próprio funcionamento vocal e emocional a pessoa terá. Tudo isso influenciará na autoestima, na segurança em si próprio e a boa comunicação abrirá portas profissionais e impactará todos os relacionamentos positivamente. Quando aprendemos a nos colocar e a falar adequadamente nas mais variadas situações, começamos a desenvolver autoconfiança, e por sermos bem compreendidos os relacionamentos melhoram e passamos a transformar as pessoas em aliados. Procure também cuidar da saúde física, evitando bebidas alcóolicas em excesso, cigarro e bebidas muito geladas.  

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »