Falar de forma assertiva

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Falar de forma assertiva

Olá, Speakers! Como vocês estão?

A comunicação assertiva se relaciona ao conceito de uma comunicação clara, segura e que não causa dúvidas em quem escuta, ou seja, no receptor.

Quando se fala de forma assertiva, as informações são transmitidas com clareza, dinamismo e respeito e se obtém o retorno esperado, permitindo a colaboração.

É uma das principais competências de um profissional de sucesso. É a habilidade de se relacionar bem com os outros e de conquistar a colaboração das outras pessoas através de uma comunicação assertiva.

E no mundo corporativo, sem sombra de dúvidas, as empresas buscam profissionais que possuam assertividade na comunicação.

Por isso é importante saber se comunicar de forma honesta, concisa, clara e agradável, sem ferir os direitos e individualidades dos demais, envolvendo, trazendo percepção de valor e motivando as pessoas para uma ação ou conjunto de ações específicas.

No contexto empresarial, as falhas de comunicação entre os colaboradores são um dos principais gargalos que geram dificuldades nas relações e consequentemente irá prejudicar a execução dos processos e o alinhamento das demandas.

Assim sendo, a comunicação ineficiente no mundo corporativo é totalmente antagônica aos objetivos da empresa, causando prejuízos de diversas ordens, como financeiros, profissionais e emocionais, desunindo equipes, promovendo perda de talentos e declínio da competitividade.

Benefícios da comunicação assertiva no ambiente de trabalho

Profissionais assertivos propiciarão um ambiente favorável ao bom relacionamento interpessoal, irão executar os processos de forma mais rápida e serão mais produtivos e efetivos no alcance de metas e objetivos.

Pessoas com essa característica transmitem informações claras, sem margem à dubiedade,  dizendo exatamente aquilo que pretendem dizer sem causar qualquer sentimento de antagonismo nos ouvintes.

Por isso, a utilização de uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho é uma arma que a empresa tem para motivar equipes, remediar conflitos e corrigir problemas em processos internos, principalmente em equipes e Inter equipes.

A Fala assertiva e postura profissional caminham juntas

Um comunicador assertivo exerce a inteligência emocional, sabe gerir suas emoções de modo a criar uma harmonia entre falar e escutar.  Além disso, se mantém atento aos gestos para que eles estejam sempre em sintonia e combinando com o que está sendo transmitido.

Um bom comunicador sabe que suas palavras devem exibir a emoção que realmente se quer passar, é preciso ser verdadeiro, e  gerar confiança. Além da honestidade, um bom comunicador é um exemplo, ou seja, sua fala e suas ações são coerentes.

A motivação deve ser constante

Um comportamento assertivo fará com que atinjamos o nosso objetivo, por isso a motivação deve estar sempre presente para executar os processos do negócio sem resultar na queda de produtividade e retrabalho, e sem causar problemas nos relacionamentos com clientes e outros colegas de trabalho.

Demonstrar respeito evita ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade

A pessoa que pratica a comunicação assertiva é capaz de expressar a discordância e a insatisfação de forma elegante e construtiva, se dirigindo à situação e não a um confronto pessoal.

Com isso, um profissional que utiliza a comunicação assertiva será capaz de conseguir chegar à uma resolução rápida para os problemas e criará um ambiente em que todos possam expressar suas ideias, reduzindo sensivelmente os conflitos da equipe.

Desenvolvendo a comunicação assertiva

Apesar da comunicação ser inata ao ser humano, não é tão fácil desenvolver uma comunicação assertiva, mas a boa notícia é que é possível desenvolvê-la com os métodos adequados e específicos conforme as características de cada indivíduo.

Buscar capacitação é o primeiro passo para uma comunicação assertiva afinal toda empresa busca habilidades comportamentais específicas em seus colaboradores e é importante avaliar e saber as expectativas em relação ao seu perfil. Ao se avaliar é possível identificar pontos fracos que precisam de melhoria.

É fundamental falar apenas de assuntos que você possua conhecimento e tenha domínio, caso contrário a insegurança poderá surgir e isso enfraquecerá a credibilidade no que se está comunicando. Por isso, tenha conhecimento do que fala.

É importante sempre observar se sua linguagem está adequada e eloquente para que não gere dupla interpretação.

Escolha o momento certo para se manifestar

Perceber a hora certa de falar é essencial para que não nos comprometamos nem comprometamos outras pessoas ao falar coisas no momento inadequado.

Ter conhecimento técnico, domínio da língua e boa leitura promove maior capacidade de argumentação e favorece a comunicação assertiva através do embasamento e do diálogo.

E quando for abordado sobre um tema que não se sabe responder, a humildade será sempre a melhor solução, bem como a proatividade em buscar uma resposta apropriada.

Ser um bom intermediador é importante no ambiente coorporativo, e você poderá ajudar colegas de trabalho e amigos a expressarem seus conhecimentos caso tenham dificuldades.

Seja solícito, inspire e ensine o que vocês sabe sem arrogância

Buscar evolução contínua garante o andamento das relações interpessoais e é essencial para obter bons resultados.

Sendo assim, trabalhe para melhorar sua capacidade de comunicação, invista em aprimoramento e treinamento para comunicar e falar de forma eficiente.

Saber falar de forma assertiva é indispensável a todos aqueles que desejam conquistar uma carreira profissional de sucesso.

E finalmente, estabeleça e mantenha relações de confiança. Relações baseadas na lealdade, no respeito onde haja um equilíbrio entre os seus próprios interesses e os interesses dos outros.

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