O que mudou nos recrutamentos de novos colaboradores? Veja a minha experiência com a Conceito 3W e entenda!

Oi, Speaker!

Se você é um gestor, provavelmente tem que lidar com a contratação de novos colaboradores de forma recorrente, não é verdade? Por isso mesmo, é indispensável saber que os processos seletivos mudaram. E muito!

Por outro lado, se você é um profissional que está à procura de um novo emprego, atentar-se para as mudanças no mercado de trabalho é um requisito central. Compreender que há novas habilidades e dedicar-se a elas será um passo importante.

Há pouco tempo, tivemos que contratar novos colaboradores para a The Speaker. Para fazer isso, contamos com a ajuda da Conceito 3W. Confira mais sobre essa experiência e sobre o que vem mudando nos recrutamentos!

Boa leitura!

Os processos seletivos já não são os mesmos, mas o que mudou?

Os Currículos Vitaes foram, por muito tempo, centrais e determinantes na contratação de profissionais: Nome Completo. Endereço. Formação profissional. Experiências. Tudo isso escrito em letras tamanho 12, em uma folha de papel A4.

Nos currículos, está tudo o que se enquadra como hard skills, competências relacionadas a um saber específico, a uma profissão. No entanto, cada vez mais se valorizam as soft skills.

Justamente para tentar conhecer as soft skills dos candidatos, os recrutamentos mudaram. Nesse cenário, a comunicação tem um papel determinante, já que é uma das soft skills – como tantas outras, por exemplo:

– Pensamento criativo

– Proatividade

– Empatia

– Capacidade de comunicação

– Escuta ativa e empática

Por valorizarem mais essas habilidades, as empresas buscam profissionais com outras características e competências que estão além das habilidades técnicas puramente. Para encontrá-los, o recrutamento de novos colaboradores também vem mudando.

A seguir, veja o caso da Conceito 3W.

Recrutar pela essência: como a Conceito 3W me ajudou a encontrar novos colaboradores?

A procura por treinamentos em comunicação – e comunicação digital principalmente – vem crescendo de maneira significativa nos últimos tempos. Afinal, as empresas passaram por MUITAS transformações aceleradas nos últimos meses.

O home office e o aumento dos eventos feitos de maneira online acenderam a importância da comunicação digital e da necessidade de se preparar para situações de exposição de fala nesse contexto.

De repente, aqui na The Speaker, nos vimos com um acúmulo de trabalho impressionante e tivemos que aumentar o nosso time para fazer tudo com a excelência que tanto prezamos.

Sentar e ler currículos não é algo que eu goste de fazer. E, mais: é algo que eu já sei que está obsoleto e pouco eficiente nos processos seletivos. Então, contatei a Conceito 3W para me ajudar nesse processo!

O que é a Conceito 3W?

A Conceito 3W uma Consultoria de R&S. Mas com um diferencial: é a única especialista em recrutar pela essência, dando às soft skills o protagonismo que elas têm hoje.

A Conceito 3W tem uma metodologia própria, que não se debruça em certificados ou currículos. Ágil, a primeira etapa do recrutamento é feita online. Através de um aplicativo, os candidatos se inscrevem para vagas que forem convidados e respondem perguntas-chave através de vídeos curtos.

Por esse material, os especialistas da empresa conseguem traçar um perfil a fim de avaliar a compatibilidade com uma vaga e/ou empresa. Aspectos como idade, endereço, universidade em que se formou deixam de ser o foco do recrutamento.

Agora, outros traços, mais humanos, são analisados e valorizados. O resultado é muito melhor e mais satisfatório – tanto para o candidato quanto para aqueles que, como eu, estão à procura de novos colaboradores.

A importância do feedback: por que comunicar é tão importante?

Um dos grandes problemas dos processos seletivos “tradicionais”, por assim dizer, está na sua mecanização. As pessoas – tanto os líderes, que buscam colaboradores, quanto os candidatos, que buscam uma vaga – nem sempre são vistos como sujeitos dotados de particularidades e expectativas. E, aqui, está a importância do feedback.

Os processos seletivos podem ser estressantes, justamente por haver uma série de expectativas em jogo. Passar por todo esse recrutamento e, ao final, não receber nenhum retorno é altamente frustrante e limitador.

Por isso mesmo – e ainda seguindo a linha de uma seleção humanizada –, a Conceito 3W SEMPRE dá um feedback para os candidatos. E não apenas um “infelizmente, você não foi selecionado”, mas um retorno com colocações que podem ser úteis no futuro.

Você está preparado para essas mudanças?

Pense nas grandes marcas e nos principais líderes da atualidade. Pensou? Todos eles já entenderam, há tempos, a importância da inteligência emocional e das soft skills de maneira geral.

Competências que estão além de um know how técnico importam. Elas também interferem nas relações de trabalho, na identidade da marca, no diálogo externo…

Se você é um líder, um gestor, é importante refletir sobre a maneira como recruta novos liderados. Se você é um candidato, é fundamental pensar em desenvolver e aprimorar as soft skills, como a comunicação!

Quanto à minha experiência com a Conceito 3W e toda essa nova forma de selecionar colaboradores, posso dizer que foi excelente!

Eu pude me concentrar no meu trabalho e no que amo fazer: auxiliar as pessoas a se comunicarem melhor. Não tive que me preocupar com o processo seletivo e tudo o que ele implica!

Com a ajuda da Karine e sua equipe, encontrei os colaboradores compatíveis com o meu perfil e o perfil da minha empresa!

 

Fonte:

https://www.conceito3w.com.br/

 

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 0 - Avaliação média: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *