Oratória para vendas: como dominá-la e aumentar seu poder de vender?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Oratória para vendas: como dominá-la e aumentar seu poder de vender?

Através da oratória para vendas é possível melhorar sua comunicação, a compreensão do que você está falando e ainda aumentar seu poder de influenciar as pessoas que estão por perto!

Essas características não estão restritas apenas a um grupo seleto de pessoas, essas são habilidades que podem ser desenvolvidas e utilizadas para impactar o seu ambiente, de forma positiva. Principalmente, no universo das vendas essas são características que fazem a diferença.

No entanto, a missão de aumentar as vendas utilizando o poder da fala pode não ser tão simples quanto se imagina, já que é necessário convencer as pessoas de que estão fazendo uma boa escolha. Mas temos algumas dicas que podem te ajudar durante esse processo! Veja mais a seguir. Boa leitura!

Qual é a importância de usar a oratória para aumentar as vendas?

oratória para vendas permite que você melhore a sua capacidade de conexão com outras pessoas, facilitando a persuasão no momento da compra. No entanto, o uso da oratória e da sua importância é uma discussão que conta com mais de 80 anos, iniciada no livro de Dale Carnegie.

No momento em que você começar a aplicar estratégias da oratória para vendas, é perceptível uma melhora na recepção das mensagens. Tudo é captado com mais facilidade, permitindo criar uma influência positiva no assunto que está em discussão, que neste caso, está centralizado em vendas.

Por isso, aqueles que possuem tal habilidade desenvolvida e já utilizam a oratória em seus discursos possuem uma carreira acelerada. Na área de vendas, conseguir se expressar bem é mandatório, até porque não é possível fazer boas vendas sem conseguir se comunicar com o cliente.

Como dominar a oratória para vendas?

Se você está buscando melhorar suas vendas, é importante conseguir dominar a arte da oratória para vendas. Assim, você aprende como se expressar corretamente, de forma que cause impacto, gerando uma conversão de vendas!

E para te ajudar ao longo dessa jornada de aprendizado até que você domine essa arte, veja algumas dicas a seguir!

Invista na sua apresentação pessoal

Na hora de vender um produto ou um serviço é muito importante a preocupação com a apresentação pessoal, ela conta pontos valiosos para que a venda seja bem-sucedida. No entanto, diferente do que se imagina quando falamos em apresentação pessoal, não são as roupas, relógio ou carro do ano que compõem essa imagem.

Mas sim, cabelos penteados e bem portados e um traje limpo e bem-passado, independente da marca ou valor. Para mulheres, a maquiagem deve ser suave, passando um aspecto de bem arrumada, mas sem exageros, para não passar uma imagem indesejada, e com perfume na medida certa.

Sua presença deve ser agradável para que seja possível desenvolver uma conversa e utilizar o poder da oratória para vendas com sucesso.

Domine o assunto em questão

Qualquer vendedor antes de se expor ao público precisa conhecer todos os detalhes do produto ou do serviço que está oferecendo, pois senão as estratégias de oratória não farão sentido.

O primeiro passo para ser bem-sucedido na área de vendas é dominar tudo que se refere ao objeto que está sendo comercializado, e não apenas a vertente em que você está trabalhando. A visão multifacetada do concorrente e dos consumidores também devem ser considerados.

O cliente, normalmente antes de realizar uma compra, pesquisa bem sobre o produto ou sobre o serviço interessado. Logo, um bom vendedor precisa fazer o mesmo, e explorar todas as informações possíveis do para conseguir convencê-lo através da oratória.

Utilize gatilhos mentais de vendas ao longo do seu discurso

Com a internet, anúncios patrocinados e outros gatilhos temos contato diariamente com inúmeras escolhas, e em alguns casos, sobre o mesmo produto. Para evitar que tantas opções acabem nos confundindo, tendemos a dar atenção apenas aquelas que fazem sentido para a nossa realidade, naquele determinado momento.

Por isso, ao utilizar os gatilhos mentais de venda, é possível auxiliar o cliente na tomada de decisão, já que será possível direcioná-lo para uma conclusão, que seria a compra do produto ou do serviço, em questão. Se não utilizar alguns gatilhos ao longo do discurso, pode ser que o comprador se perca em meio a tanta informação.

Por isso, esse conhecimento é muito importante e valorizado na área de vendas, já que ele se torna um fator decisivo para fechar uma compra. Algumas palavras que podem ser utilizadas como gatilhos mentais, são:

  • Comprovado;
  • Urgente;
  • Grátis.

Ao ler essas palavras, imediatamente seu cérebro remete à urgência em adquirir algo, e se estiver associado a um discurso ou anúncio, existem chances maiores de que a venda seja concluída. Esses gatilhos são comprovados com eficiência.

Seja como seu cliente, pense como ele

Tenha em mente que as pessoas são diferentes. Dessa forma, não existe uma fórmula que você possa usar e que funcione para todos. Cada cliente pensa de um jeito e tem necessidades diferentes. E por isso, é importante que você aprenda como conversar com a pluralidade do seu público, ou seja, utilizar o seu discurso de forma que faça sentido a pessoas de diferentes grupos.

Devido a correria do dia a dia, normalmente se utiliza um padrão de discurso, o que não é o cenário mais indicado. Quando seu desempenho acaba sendo automático, o seu rendimento de vendas consequentemente tende a cair, pois você não consegue distinguir e se comunicar com a necessidade de cada cliente específico.

Cada grupo de clientes possui uma determinada necessidade, e se comunica de uma forma, além de exercer uma linha de pensamento diferente. Na hora de usar a oratória de vendas, é preciso identificar a qual grupo seu cliente pertence e adaptar o seu discurso, possibilitando conversar e convencer as pessoas.

Tornar um discurso universal, plural e único, tudo ao mesmo tempo, é uma das maiores dificuldades do mundo das vendas. Esse é um processo desafiador, mas não impossível! E para consegui-lo é necessário treinamento e habilidade, pois a comunicação por si só já requer algum nível de técnica.

 

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