Os desafios que todo palestrante enfrenta

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Os desafios que todo palestrante enfrenta

Olá, Speakers! Tudo bem?

Nos últimos tempos, vem crescendo consideravelmente o número de pessoas que se dedicam a fazer palestras ou treinamentos. Um bom exemplo é o ex-presidente norte-americano, Barack Obama, que, após deixar a Casa Branca, passou a investir nesse tipo de atividade. 

Por outro lado, dar palestras não é algo específico de quem se define como palestrante propriamente dito. Hoje, profissionais das mais diversas profissões precisam aprender a falar em público, já que situações de exposição de fala são recorrentes do dia a dia corporativo. 

Seja num contexto ou em outro, todos aqueles que dão palestras sobre um ou diversos temas enfrentam desafios similares. Neste texto, listamos alguns dos principais desses desafios. Confira! 

Dominar o conteúdo

Um dos pilares para uma boa palestra é, sem a menor sombra de dúvidas, o domínio do conteúdo. Afinal, espera-se que o palestrante tenha embasamento suficiente para abordar os diversos aspectos do assunto que será discutido, já que, se é o palestrante, significa que tem conhecimento sobre o tema em questão. 

Por que esse é um desafio? Bem, Speakers, hoje em dia, o acesso à informação é muito maior do que em anos atrás. Com isso, a velocidade com que as pessoas se informam também é muito diferente, fazendo com que um dado se torne retrógrado em um curto período de tempo. 

Sendo assim, é um desafio para qualquer palestrante ter um domínio do seu conteúdo, garantindo que tudo o que fala durante suas palestras está correto e, sobretudo, atualizado. 

Enquanto o palestrante fala, as pessoas que estão na plateia podem checar uma infinidade de sites, textos e vídeos sobre o assunto abordado. Basta um clique em seus celulares ou smartphones e elas já podem verificar se os dados são verdadeiros e atualizados. 

Encontrar uma forma para aproximar o conteúdo e o público 

Dominar o assunto é um desafio, como vimos no tópico anterior. No entanto, isso não é suficiente para garantir uma boa palestra. Outro desafio que os palestrantes enfrentam é conseguir transmitir o conteúdo de uma forma que se ele aproxime da realidade do seu público. 

Em outras palavras, para que a palestra seja eficaz em seus objetivos, é importante que o público consiga entender e visualizar o que está sendo dito e isso só acontece quando o palestrante consegue diminuir a distância entre seu público e o conteúdo da sua fala. 

Uma forma eficaz de conseguir driblar esse desafio é fazer o que os grandes comunicadores da história sempre fizeram: transmitir o conteúdo da palestra através de uma história. 

Como isso é possível? Bom, suponhamos que você, palestrante, já tem amplo domínio sobre o assunto a ser abordado. Checou dados, consultou diferentes fontes, atualizou informações… Agora, precisa encontrar uma forma de transmitir todo esse conhecimento para o público, de uma forma que seja interessante. 

Agora, você “dá vida” a todos esses dados, incluindo personagens com os quais o público pode se identificar e, assim, entender o que você está dizendo. Para compreender essa técnica, imaginemos juntos uma palestra sobre técnicas de oratória. Utilizando a estratégia de contar uma história, o palestrante pode descrever a trajetória de José, um gerente que, ao aprimorar sua comunicação, conseguiu melhores resultados com sua equipe de trabalho. 

Ao ter um nome e uma história, as informações são facilmente incorporadas. 

Gerar transformação 

Esse talvez seja um dos maiores desafios de qualquer palestrante, Speakers. Podemos dizer que uma palestra teve sucesso quando as pessoas que a assistiram saíram minimamente transformadas, em qualquer aspecto de suas vidas, ou que, pelo menos, tenham sido contagiadas pelo desejo de mudança. 

Como costumo enfatizar por aqui, uma boa palestra é aquela que fornece informações úteis, que servirão para que as pessoas possam transformar o seu entorno. A transformação pode acontecer a diversos níveis, desde a pequenas mudanças de pensamento e comportamento até a tomada de decisões. 

Como gerar transformação? Bom, Speakers, para que isso seja possível, é necessário que os dois desafios dos quais já falamos – dominar o conteúdo e aproximar esse conteúdo do público – sejam vencidos. A partir disso, a transformação é gerada quando o palestrante consegue inspirar as pessoas sobre determinado assunto, através de uma comunicação assertiva e uma oratória persuasiva. 

Alguns dos discursos mais famosos, como o clássico “Eu tenho um sonho”, de Luther King, conseguiram transformar as pessoas. Obviamente, estamos falando de um discurso histórico, em um momento social singular. 

Ainda assim, as palestras – independente do assunto ao qual se dedicam – podem (e devem) trazer transformações. Caso contrário, não seriam necessárias. 

Ter uma boa oratória

O que percebi ao longo da minha trajetória aqui na The Speaker é que existe uma grande dificuldade em aplicar as técnicas de oratória quando não há treinamento suficiente, talvez porque as escolas e as universidades ainda não dão a devida importância para a comunicação. 

Os palestrantes lidam com situações de fala cotidianamente, já que estão sempre em frente ao público, abordando diferentes temas e perspectivas. Ainda assim, nem sempre conseguem expressar suas ideias e argumentos de forma assertiva.

Ter uma boa oratória tem a ver com vários aspectos, que incluem a estruturação do conteúdo, o uso correto da voz, gesticulação, boa postura e as expressões faciais. O desafio dos palestrantes – e de todo comunicador – é, então, conseguir uma harmonia entre todos esses pilares da oratória e, assim, poder ter uma boa performance em frente ao público. 

Esses desafios existem e todos os palestrantes convivem com eles ao longo de suas trajetórias profissionais. O “segredo” é encontrar métodos para superá-los e, através de prática e estudos, será mais fácil enfrentar essas e outras dificuldades. 

No nosso blog, falamos sobre como ser um bom palestrante, vocês já leram? Selecionamos dicas e técnicas importantes, não percam! 

Você precisa de ajuda para aprimorar a sua oratória? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos de oratória online e presenciais! 

Até a próxima, Speakers!!! 

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »