Treinamento em oratória para diretores

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Treinamento em oratória para diretores

Olá, Speakers! Como vocês estão?

Os diretores de empresas são profissionais que dialogam com as diversas pessoas do seu setor e, portanto, devem saber se comunicar bem com seus liderados, seus colegas de trabalho e seus supervisores, além de clientes e investidores. 

Ser diretor de uma empresa ou de determinado setor de uma empresa é um enorme desafio. Por isso, profissionais que atuam nesse cargo são altamente capacitados, com um Know-How que vem da prática da profissão e/ou de todo o conhecimento adquirido em sua formação.   

Uma das grandes habilidades dos diretores deve ser a oratória, já que, a partir deles, se dá a eficácia ou a ineficácia da comunicação interna, que movimenta toda a máquina corporativa, possibilitando que diversos setores dialoguem entre si e trabalhem em sintonia. 

Na nossa conversa de hoje, falaremos um pouco mais do nosso treinamento em oratória, direcionado a diretores. Confiram! 

Por que diretores precisam de uma boa oratória?

Como eu disse no começo deste post, a eficácia da comunicação interna depende, em grande parte, das pessoas que ocupam cargos de liderança. Os diretores, em especial, têm o desafio de dialogar constantemente com os liderados que fazem parte do seu setor e, ao mesmo tempo, com o CEO e outros profissionais de cargos executivos. 

Alguns dos desafios dos diretores estão relacionados diretamente à oratória, sendo eles: 

Dar feedbacks (tanto positivos quanto negativos)

Dar feedbacks que sejam, de fato, efetivos, é, aliás, um desafio de muitos profissionais. Ao dar um feedback, estamos lidando com outras pessoas, abordando o trabalho que elas desenvolveram e a performance dentro da empresa. 

É preciso uma série de cuidados para que esse feedback não rompa os limites entre o profissional e o pessoal e que possa ser uma ferramenta para impulsionar o trabalho (e não prejudicá-lo). 

Diretores de empresa geralmente dão feedbacks de forma recorrente, já que se comunicam sobretudo com seus liderados, profissionais que se espelham em suas orientações para desenvolver as responsabilidades do setor. 

Muitas pessoas não sabem, mas dar e receber feedbacks é algo muito difícil, já que demanda uma comunicação assertiva e sensível, a fim de cumprir o principal objetivo (que é dar uma informação clara a respeito do trabalho de alguém) de uma forma que não crie impactos negativos.

Aprimorar o diálogo com liderados e profissionais de outros setores

Diretores são profissionais que têm anos de experiência na área em que atuam. Muitas vezes, precisam lidar com liderados que estão começando a carreira nesta empresa ou que acabaram de ingressar no mercado de trabalho.

Nessas situações, o principal desafio de um diretor passa a ser o diálogo com seus liderados. Para que uma empresa funcione e progrida, a comunicação interna precisa ser eficaz e uma peça essencial nesse processo é justamente a comunicação. 

Algumas vezes, diretores conseguem dialogar sem nenhum problema com profissionais que ocupam cargos afins, mas têm dificuldades em adaptar a fala ao conversar com quem não tem a mesma bagagem profissional. 

O mesmo acontece quando diretores são capazes de fazer excelentes apresentações para investidores e CEOs de outras empresas, mas têm dificuldades em se apresentar/se comunicar com sua equipe de trabalho. 

Comunicar-se bem em outros idiomas

Seja qual for a área de atuação, os profissionais precisam se comunicar em outro idioma, especialmente em inglês. Os diretores, cada vez mais, estão ligados a profissionais de outros países, já que as empresas rompem as barreiras e aproximam o diálogo entre si. 

Dominar o inglês não é o mesmo que saber se comunicar bem em inglês em situações de exposição de fala. Muitas vezes, uma pessoa é fluente no idioma, mas tem dificuldades em se comunicar de uma forma assertiva. 

Da mesma forma como acontece quando lidamos com situações de exposição de fala em nosso idioma, expressar-se em inglês (em reuniões, videoconferências e apresentações, por exemplo) demanda treinamentos, estudos e muita prática. 

– Fazer boas apresentações 

Esse tópico está intrinsecamente relacionado ao anterior, já que fazer apresentações (tanto em português quanto em outro idioma) ainda é um desafio para muitos diretores. 

Embora diretores tenham currículos extensos, no Brasil, ainda não se dá a devida importância à comunicação. Por isso, cursos de graduação e pós-graduação nem sempre contam com disciplinas para capacitar os profissionais nesse sentido, de modo que as técnicas de oratória acabam passando despercebidas ao longo da trajetória estudantil e nos períodos de especialização. 

Essa habilidade – a de fazer boas apresentações – tem sido cada vez mais requerida. Afinal, hoje, fazer apresentações em público faz parte do dia a dia da maioria dos profissionais que atuam no mundo corporativo. É preciso, portanto, estar preparados para isso. 

A importância da comunicação objetiva para diretores

Expressar-se de forma objetiva é colocar em prática uma comunicação assertiva, direta e eficaz. No universo corporativo, esse tipo de comunicação é uma exigência, tanto no diálogo interno (entre os profissionais da empresa), como no diálogo com clientes e investidores. 

Isso acontece porque, seguindo o ritmo externo, no qual a velocidade com que se consome e produz informações é altíssima, é preciso comunicar-se sem muitos rodeios (como se diz popularmente). 

No mundo corporativo, alguns dos melhores exemplos de uma comunicação que NÃO é objetiva são as reuniões excessivamente extensas e improdutivas. E, hoje, Speakers, posso dizer, com toda certeza, que o mundo moderno já não deixa espaço para esse tipo de reunião, que implica na perda de tempo e de energia. 

Os diretores são peças fundamentais para que as reuniões aconteçam em um menor período de tempo, mantendo altos os níveis de eficácia. Para isso, é preciso driblar os desafios mencionados acima, traçando estratégias para a execução de projetos e demandas do setor. 

Para conhecer nossos treinamentos direcionados para diretores e empresas, entre em contato com a nossa equipe, veja depoimentos de nossos clientes e conheça nossos cases mais recentes! 

 

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »