Curso de oratória grátis: o que você precisa saber antes de se matricular?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »

Curso de oratória grátis: o que você precisa saber antes de se matricular?

Com a pandemia – e tudo o que ela trouxe de brinde –, cursos e treinamentos pela internet aumentaram de maneira significativa. Com a oratória, isso não é diferente.

Uma simples busca na web e pronto: aparecem cursos de oratória de todos os tipos, valores, formatos. Muitos deles, com promessas milagrosas em um curto período de tempo.

Em meio a tudo isso, também há os cursos de oratória grátis. Basta compartilhar seus dados pessoais para ter acesso a alguma plataforma com conteúdos sobre o tema.

Mas será, mesmo, que vale a pena optar por um curso de oratória gratuito? Afinal, o investimento não é só econômico: quando fazemos um curso, investimos nosso tempo e nossas expectativas.

Estou acompanhando tudo isso e, hoje, decidi falar sobre este tema, com a minha opinião sobre o que você precisa saber antes de se matricular em um treinamento em oratória – seja ele gratuito ou não.

Vamos lá?

Curso de oratória grátis: vale a pena ou não?

Vamos direto ao ponto, Speaker: um curso de oratória gratuito vale a pena?

Para responder a essa pergunta, é importante considerar que a comunicação e a oratória não são um conjunto de regras engessadas. O que funciona muito bem para alguém pode não ter o mesmo efeito em outra pessoa.

A razão? A comunicação é algo cultural. As necessidades de um CEO de uma empresa não são as mesmas de um médico, por exemplo. Da mesma forma, uma pessoa que trabalha com vendas não tem as mesmas demandas de um profissional de T.I.

E o que acontece nos cursos gratuitos? Geralmente, cursos assim montam um compilado de informações sobre oratória e comunicação. Informações que não são personalizadas e, muitas vezes, não estão sequer atualizadas.

O risco, então, de se matricular em um curso gratuito é aprender regras e normas que não se aplicam à sua história, às suas vivências. Com isso, ao invés de aprimorar a sua expressão, você estará reproduzindo comportamentos que a prejudicam.

Outro quesito importante é que, nos cursos gratuitos, dificilmente haverá uma interação entre você e seus professores. E comunicação, meus caros speakers, é troca, não é?

Sem falar, ainda, que a maioria dos cursos gratuitos não são feitos por pessoas que têm autoridade para falar e ensinar sobre comunicação. Você pode até saber conduzir um veículo, mas isso te faz ser um bom instrutor? Não necessariamente…

Recapitulando: entre os riscos de se matricular em um treinamento gratuito, estão:

– Acesso a regras e normas que podem já estar ultrapassadas

– Acesso a técnicas que nem sempre se aplicam às suas vivências

– Pouco ou nenhum contato direto com os profissionais

Como escolher um treinamento em oratória?

“Ok, Livia, já sei dos riscos de um treinamento gratuito, mas como escolher um curso de oratória?

Já temos muitos anos de história aqui na The Speaker. Durante nossa jornada, aprendemos muito sobre o que funciona e o que não funciona quando se tratam de treinamentos direcionados à comunicação e à oratória.

Por isso, meu conselho para você, que quer escolher um treinamento, é:

– Conheça a trajetória de quem desenvolveu o curso: o que faz dessa pessoa alguém apto para ensinar comunicação?

– Informe-se sobre a metodologia: o curso tem uma metodologia própria ou é mais um compilado de mais-do-mesmo?

– Procure saber se há interação entre você e os professores: bons cursos costumam contar com essa troca direta, mesmo em treinamentos online.

– Informe-se sobre a parte prática: serão propostos desafios para que você possa aprimorar a sua comunicação ou o treinamento é inteiramente teórico?

Essas quatro perguntas são um norte importante para conhecer melhor o treinamento e saber se vale ou não a pena investir seu dinheiro, seu tempo e suas expectativas nele.

Por fim, também aconselho a não se decidir apenas pelo preço, mas, sim, pelo valor que está por trás dele.

Por que escolher a The Speaker?

Já falei sobre treinamentos gratuitos e sobre como escolher um curso de oratória, isto é, o que você deve se perguntar antes de se matricular em um. Agora, quero compartilhar com você os diferenciais da The Speaker.

O primeiro deles é que nós levamos comunicação a sério. Sabemos que ela é uma das habilidades mais requisitadas, julgadas e valorizadas hoje e, por isso mesmo, precisa ser aprimorada e desenvolvida com toda a relevância e cuidado que demanda.

Além disso, nós:

Somos profissionais realmente capacitados

Eu, Livia Bello, fundadora da The Speaker, sou comunicadora, fonoaudióloga, palestrante. Estou atenta a todas as novidades do mundo da comunicação, a todas as tendências do falar em público.

Alguns dos maiores líderes do país confiam em mim para aprimorar a sua comunicação e essa é uma responsabilidade enorme.

Comigo, também trabalham profissionais que são referências em suas áreas. Fonoaudiólogos, preparadores vocais, comunicadores, escritores: cada um, com seu saber, para formar um time completo.

– Nosso treinamento é personalizado

Personalizamos os nossos treinamentos segundo as suas necessidades. Se lembra do que eu falei anteriormente? Que comunicação e oratória não são engessadas? Personalizar um treinamento é considerar essa característica e potencializar o processo.

Identificar seus pontos débeis e fortes para saber o que aprimorar e o que fortalecer no SEU processo de aprendizagem também é outra etapa importante. Afinal, se, no dia a dia, comunicação é uma troca constante, no treinamento isso não seria diferente.

Como eu disse no começo deste artigo, um curso – seja ele de oratória ou de quaisquer outras habilidades – não implica apenas no investimento financeiro, no preço.

Há outros fatores envolvidos nisso: o investimento do seu tempo, das suas expectativas, a confiança naquilo que você está consumindo como informação relevante, as suas melhorias concretas após a realização do curso.

Por tudo isso, escolha sempre a melhor opção quando decidir fazer um treinamento em comunicação. Isso é investir nas suas habilidades profissionais e, também, crescer e aprender a se relacionar melhor com as pessoas.

Se tiver dúvidas, fale com aminha equipe!

Nosso blog

Últimas postagens

Cases
Livia Bello

Case Echoenergia

A Echoenergia, uma das principais empresas do setor de energia renovável no Brasil, tem como foco a sustentabilidade e a inovação. Com uma operação em

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Pfizer

A Pfizer, uma das maiores e mais influentes empresas farmacêuticas do mundo, reconheceu a importância de aprimorar a comunicação interna e externa para manter sua

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Ailos

A Ailos, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, enfrentava desafios em um mercado competitivo, onde a comunicação eficiente e a performance

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Miro

A Miro, uma das principais plataformas de colaboração visual no mundo, reconheceu a importância de fortalecer a comunicação interna e externa para se destacar ainda

Ler mais »
Cases
Livia Bello

Case Bugatti

A Bugatti, renomada marca de automóveis de luxo, é sinônimo de excelência, inovação e exclusividade. Para continuar entregando uma experiência de marca impecável, a empresa

Ler mais »